HISTÓRICO
O Centro Desportivo de Capoeira e Cultura Afro-brasileira Nação Malungos foi fundado e registrado em 14 de setembro de 1992 na cidade de Vila Velha (ES) por Jony Ricardo Pederzini (Mestre Tarzan) e Joelson de Souza (Mestre Sobrado), território no qual organizaram suas atividades e após alguns anos se expandiram nacional e internacionalmente. Atualmente a Nação Malungo é ministrada e presidida por Mestre Sobrado na Espanha (ES) e no Brasil por Cláudio do Nascimento (Mestre Ligeiro) na cidade de Colatina (ES) firmados desde 1993.
A Nação Malungos desenvolve um trabalho social com crianças, adolescentes, jovens e adultos há 29 anos no Espírito Santo, se firmando como uma instituição de trabalho culturais, pedagógicos e sociais no campo da capoeira, chegando a atender mais de 2 mil alunos, ação conjunta com instituições públicas e privadas.
No município de Vila Velha (ES) houve um período de recesso nas atividades que foram retomadas em 2012 com uma equipe de profissionais comprometidos com a ampliação e qualidade dos trabalhos do grupo, buscando expandir seus horizontes.
Capoerista.
Começou na Capoeira entre 1984/1985 na cidade de Colatina (ES) com o professor Eugênio do Grupo Beribazu, também teve experiência com outros professores e mestres (Grupo São Bento Grande com Mestre Lima e Mestre Cunha e no Grupo Maré com Mestre Samoura). Passou boa parte de sua trajetória com Mestre Meia Noite - capoeirista de rua que percorreu grandes rodas Brasil afora - e com ele se tornou professor.
Em 1992 em uma roda na Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, conheceu Jony Ricardo Pederzini (Mestre Tarzan) e Joelson de Souza (Mestre Sobrado), dois grandes capoeiristas que estavam com uma nova proposta de trabalho, que foi retirada do papel em 14 de setembro de 1992 com a fundação do Centro Desportivo de Capoeira e Cultura Afro-brasileira Nação Malungos.
Na cidade de Colatina (ES) em 1993 Mestre Cláudio convidou Mestres Sobra e Tarzan para atuarem com capoeira na região noroeste do Espírito Santo. Trabalho que já vinha sendo desenvolvido desde 1989 com o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR), projeto social de Colatina (ES) entre outros trabalhos prestados à comunidade do município.
Reconhecido pelo métier como um grande capoeirista e desenvolvedor da cultura afro-brasileira, participou de vários eventos, cursos e vivências entre outras atividades culturais. Foi reconhecido com título de mestre por Jelson de Souza no ano de 2006. Hoje preside um grupo com seus alunos já formados como contramestres, professores e instrutores.