SOBRE NÓS

Nossa História

O projeto Vadeia Malungos é um trabalho idealizado pelo Capoeirista Cromado (Euder Soares), desde 2012, no bairro Boa Vista II em Vila Velha (ES). Ministramos oficinas, semanalmente, de capoeira, maculelê, samba de roda e dança afro-brasileira. Nossa aulas acontecem no Centro de Referência de Formação/Capacitação da comunidade de Boa Vista I e II na UMEF Rubem Braga.

O Vadeia Malungos nasceu da vontade de Cromado em contribuir na disseminação da arte afro-brasileira. Propomos uma interação cultural, na qual estruturamos formações e interações presenciais e virtuais a partir da capoeira, com objetivo de contribuir para a multiplicação do saber sobre a corporeidade negra na arte.

Com este projeto acreditamos na possibilidade de envolver a comunidade de Boa Vista e disseminar a história da capoeira.

O PROJETO

Capoeirista Cromado natural de Colatina (ES), local que teve sua formação no Grupo de Capoeira Nação Malungos Colatina. Desde 2012 reside na cidade de Vila Velha (ES), no bairro Boa Vista II, realizando o projeto de fomento da cultura afro-brasileira para crianças e adolescentes da região.

Cromado realiza o projeto “Vadeia Malungos” há mais de 05 anos no Bairro de Boa Vista II, durante este período realizou com recurso próprio, apenas no ano de 2019 teve a oportunidade de ser premiado no Edital Seleção de Projetos de Cultura e Arte nos Bairros do Projeto Estruturante Ocupação Social no Estado do Espírito Santo, conseguindo efetuar várias ações, como graduações, compra de instrumento, uniformes e etc. Ainda em 2019, o capoeirista foi aprovado no projeto Cultura Conecta da Secult (ES), um Laboratório de Inovação Cidadã, denominado o Lab Conecta.

Vadeia Malungos é uma proposta de oficina que visa contribuir na formação de corpos com saber da corporeidade negra a partir da capoeira. Defendemos que o Brasil ainda precisa trabalhar a disseminação das manifestações artísticas negras, tornar a capoeira mais plural é dever de todo Profissional de Cultura Negra.

MISSÃO

Difundir a cultura afro-brasileira em Boa Vista, além de promover hábitos e atitudes antirracistas.

VISÃO

Ser referências em nosso território na elaboração de proposições efetivas de enfrentamento das vulnerabilidades à vida dos jovens da Região de Soteco até 2026.

VALORES

Ancestralidade; Circularidade; Corporeidade; Oralidade; Àse.

NOSSA EQUIPE

Conheça a equipe que forma o Vadeia Malungos

Cromado

Diretor/Instrutor

Marcelo

Contramestre

Jayce Oliveira

Assistente de Direção

Maicom Souza

Produtor

CONFIRA NOSSAS
REDES SOCIAIS